Padd Solutions

Converted by Falcon Hive

Aconteceu ontem mais uma edição do Festival da Canção, no caso e como devem ter percebido, a edição de 2009.

Ora, conhecida a minha paixão por televisão, logicamente não fico indiferente a este espectáculo que, em tempos algo remotos, paráva o país. Actualmente com uma dimensão e um impacto menor na população, o festival deixou de ter o brio do passado, mas a vontade da RTP em fazê-lo renascer começa a notar-se desde 2008 [apesar de criticas de pseudo-intelectuais que teimam em tentar enterrar o evento], aquando da extraordinária performance de Vânia Fernandes na Eurovisão, arrecadando o 2º lugar na semi-final, com o qual conseguimos pela primeira vez em 4 anos, voltar a garantir um lugar na final da competição. Além disso, ganhamos o prémio Marcel Bezençon de imprensa e melhor composição, segundo os mais de 3000 jornalistas acreditados para o Festival da Eurovisão em Belgrado.

Ver performance da Vânia (Portugal 2008) [aqui]

Pois bem, este ano o formato do Festival da Canção voltou a incluir júri regional, com ligações directas a cada distrito para saber as votações atribuídas às canções, bem ao estilo eurvisivo, assim como, a habitual votação do público por chamada telefónica.

O espectáculo em si foi o melhor dos últimos anos. Pese embora ligeiros problemas de imagem no início, que foram rapidamente resolvidos, a produção do show esteve boa, a organização também e apesar de termos ainda um longo caminho a percorrer, estamos a evoluir. É importante não esquecer que o orçamento para a realização do evento não era lá grande coisa, pelo que me parece que se fez bem com pouco. Os "Interval acts" foram agradáveis e a homenagem a José Calvário também.

O problema muitas das vezes reside nas canções que são apresentadas. Nota-se muito pouco conhecimento acerca da realidade eurovisiva por parte da larga maioria dos intérpretes, o que torna a tarefa de escolher uma canção para nos representar, por vezes, complicada. Este ano, continuamos a deparar-nos com esse facto, mas em menor escala, pois apesar de não existir uma música com verdadeiro potencial para vencer o concurso de 2009, havia um núcleo de canções que nos representariam condignamente.

Quer-me parecer que o júri distrital cometeu alguns abortos... Fez algumas escolhas, do meu ponto de vista, injustas. Notou-se uma penalização contra a Luciana Abreu, que ninguém conseguiu entender muito bem. No entanto, e como seria de esperar, o público lá votou nela em primeiro lugar, vindo os Flor-de-Lis logo atrás. Feitas as contas finais, o vencedor foi justo, e por isso, não adianta estar agora com teorias da conspiração que não nos levam a lado nenhum.

Nota muito positiva para a Nucha, que apresentou um som bem internacional e uma performance em palco irrepreensível. A sua pontuação não expressou, de todo, a excelente performance que teve. Nota também positiva para a Romana, a Filipa e a Luciana (apesar do lençol que levava vestido), com a sua poderosa voz e garra em palco. Nada contra os homens a concurso, só acho que nenhum se destacou, talvez apenas o Francisco, com a sua excelente voz e inconfundível presença, mas a música era fraca.

Enfim... Tudo isto para dizer que vamos ser representados em Moscovo pelos Flor-de-Lis, com a música "Todas as Ruas do Amor". Levámos algo tradicionalmente português. Uma música que transmite uma simplicidade, ternura e doçura infindáveis. Há que trabalhar o palco, mas temos margem de progressão.

Aqui fica a performance. Versão estúdio [aqui]


(3) Comments

  1. Anónimo On 2 de março de 2009 às 01:18

    Lucy!!!!!
    Para a próxima menos roupinha pah....
    vitória garantida....
    "Somos do grupo da luceeee,só gostamos da luce..."lol

     
    Anónimo On 2 de março de 2009 às 01:50

    só tu pa pores toda a gente um mês antes a andar à volta ca Eurovisão xD
    Tu vibras com isso e fazes toda a gente se envolver ctg xD
    maravilha
    eles precidsam de um "Fábitó" para o Festival da Canção ganhar notoriedade!!!!!!
    Tu sozinho fazes tanta campanha....my god!
    xD
    Eu não gostei de nehuma música em particular nem de nada em geral xD
    hahahahhahahaha
    enfim...nada de compara às brasas suecas que além de serem lindas, boas e term alta presença em palco e um alto show por trás....cantam em condições e levam músicas giras xD

    "People, take a bow!!!!! I am... I am.... the Queeeeeeeen!!!" =D Love it xD
    pena na ir tb....enfim....I hate injustiças!!!!

    TXi gosto mi Focous, focous!!!!
    Avé xD

     
    Paulo Henrique Espuri On 3 de março de 2009 às 11:29

    D: nao conheço o festival, mas se bio está dizendo que é glam... (Y)

     

Enviar um comentário